Realizados continuamente desde a entrada em funcionamento das diversas valências da Central de Valorização e Tratamento de Resíduos da TERAMB EM. As diversas monitorizações decorrem das exigências legais aplicáveis e também da Licença Ambiental e de exploração.
A monitorização das emissões atmosféricas da Central de Valorização Energética é realizada em contínuo e em descontínuo, após o tratamento dos gases de combustão.
Em cumprimento com os preceitos impostos pela Declaração de Impacte Ambiental (DIA), Declaração de Conformidade Ambiental do Projeto da Central de Tratamento e Valorização de Resíduos da Ilha Terceira (CTVRIT) – fase de exploração, e demais legislação em vigor, é efetuada a monitorização da qualidade do ar (RMQA), que tem por objetivo efetuar uma análise e caraterização desta componente ambiental na envolvente da Central de Valorização Energética e destinam-se a avaliar os principais poluentes atmosféricos referidos no Programa de Monitorização com impactos na saúde pública à integração dos dados obtidos na rede de qualidade do ar da Região.
Desta forma, procede-se à avaliação dos níveis de PM10, PM2,5, Monóxido de Carbono (CO), Dióxido de Azoto (NO2) e Dióxido de Enxofre (SO2), com recurso a 3 estações de monitorização da qualidade do ar instaladas para o efeito.
Os diversos programas existentes são os seguintes:
Monitorização da Qualidade do Ar:
Qualidade do Ar (em contínuo) – Central de Valorização Energética
Qualidade do Ar (em descontínuo) – Central de Valorização Energética;
Qualidade do Ar (em contínuo) – Na envolvente
Qualidade do Ar (em descontínuo) – Na envolvente;
Registo dos Gases Fluorados – Central de Valorização Energética
Monitorização Ambiental e Sustentabilidade
Avaliação e reporte da informação das substâncias perigosas relevantes – TERAMB;
Eficiência Energética – Central de Valorização Energética
Caracterização de resíduos – – TERAMB
Caracterização e Análise das Cinzas Volantes e Escórias Produzidas – Central de Valorização Energética
Ruído Ambiente – TERAMB
Monitorização da Qualidade da Água
Qualidade do efluente bruto e tratados provenientes das instalações – Estação de Tratamento de Águas Lixiviantes e Aterros
Qualidade das águas subterrâneas- Na envolvente
Qualidade da Água – TERAMB
Monitorização da Segurança e Saúde no Trabalho
Análise de riscos – TERAMB;
Monitorização e avaliação de riscos biológicos – TERAMB
Condições de trabalho e saúde – TERAMB
Ao longo dos últimos quase 6 anos de recolha e análise de dados aos parâmetros ambientais da zona envolvente da Central, em estudos conduzidos, sempre que possível, por entidades independentes, os resultados são positivos e consistentes: a atividade da Central não revela impactes negativos na qualidade ambiental da envolvente.